24 setembro 2006

 

Taizé (3) - A natureza



(Borboletas nos Jardins do Silêncio - Taizé - Agosto de 1998)
(Foto com ajuste selectivo de gama)

A região onde se encontra Taizé é, em muitos aspectos, previlegiada pela natureza. Também aqui podemos ver um toque de Deus. Não falta o verde, nem pequenas criaturas belas como estas. Esta foto foi tirada nos chamados Jardins do Silêncio, onde quem quiser pode aproveitar o ambiente de beleza natural para acompanhar a reflexão pessoal, para ler, ou simplesmente para passear. Não faltam um lago, uma cascata e muitas árvores. Se forem lá, levem a máquina fotográfica!

17 setembro 2006

 

Taizé (2) - A música



(Ensaio do coro em Taizé - França - Agosto de 2006)


Uma vez que a música é um dos pilares da oração em Taizé, é particularmente cuidada. Os cânticos são autênticas pérolas musicais, procurando-se também uma interpretação de qualidade.

A maior parte dos cânticos são a quatro vozes, ou cânones (duas ou mais vozes idênticas mas desfazadas). Todos os participantes têm um livro com as partituras, Mesmo para quem não sabe música, acaba por ser um auxiliar de memória, precioso pois existem mais de 170 cânticos e qualquer deles pode ser utilizado no momento seguinte. Um placard luminoso mostra o número do cântico que se está a utilizar.

Todos são convidados a cantar, mas o som de um pequeno coro é difundido por toda a igreja, apoiando e reforçando o canto de todos. A sensação que dá é que estamos no meio de um coro de milhares de vozes!

 

Taizé (1) - A oração


(Tenho estado bastante ocupado, só agora consegui recomeçar a editar os artigos prometidos. Obrigado pela paciência)


(Rito da luz na igreja de Taizé - França - Agosto de 2001)

Alguém disse que " em Taizé reza-se sem esforço". Realmente, o estilo muito próprio da oração em Taizé, fortemente apoiado no canto, não exige um esforço de concentração muito grande. Basta deixarmo-nos tocar pela música e pelas palavras cantadas.

A oração apoiada em cânticos que repetem curtas frases baseadas nas Escrituras foi a forma encontrada para que grupos de pessoas de línguas muito diferentes pudessem rezar em conjunto. Esta necessidade surgiu há já dezenas de anos, quando jovens de todo o mundo começaram a visitar Taizé, em cada vez maior número.

No meio da oração surge um longo momento de silêncio. Este momento é mais exigente. Trata-se de ir mais além do que as palavras nos permitem, e abrir espaço para escutar interiormente. Não deixa de ser impressionante ver um grupo de milhares de pessoas manter o silêncio absoluto durante vários minutos.

Um momento particularmente belo acontece nas orações da noite de Sábado, em que se celebra o rito da luz: milhares de velas são acesas umas nas outras, a começar pelos que se encontram junto aos irmãos da comunidade, até toda a igreja estar cheia de luzes.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?