30 agosto 2006
De volta!
(Taizé - França - Agosto de 2006)
Já estou de volta! Como resumir rapidamente uma semana em Taizé? Posso dizer desde já que foi fantástico! Lá, apercebemo-nos que afinal a esperança ainda existe. Que ainda há muita gente que acredita que o mundo não tem que ser um lugar tão mau como se diz, e que vale a pena seguir um Deus de Amor.
Também (re)descobrimos que a música pode ser oração, e que coisas como um passeio no campo, ouvir aqueles que estão ao nosso lado, ou mesmo o silêncio, nos podem mostrar algo sobre Deus.
Vou voltar a isto nos próximos artigos, para poder aprofundar alguns aspectos.
La ténèbre n'est point ténèbre devant toi: la nuit comme le jour est lumière
12 agosto 2006
Taizé
(Taizé - França - Agosto de 2001)
É para aqui que eu vou. A minha viagem de férias vai ser à comunidade de Taizé. A razão de fazer umas férias espirituais é que não basta descansar o corpo, passear por sítios bonitos, ou aproveitar a companhia dos amigos. Tudo isso vai acontecer, também, mas faz falta algo mais, que fortaleça o espírito, e que permita regressar das férias com uma fé e esperança renovadas. Algo que nos ajude a caminhar ao longo do ano, mesmo com as complicações, stress e preocupações do dia-a-dia.
É isto que espero encontrar, ao participar no ritmo de vida da comunidade, e com as oportunidades de convívio e reflexão que irão surgir.
Vai ser a minha terceira visita a Taizé, e portanto já não vai ser propriamente uma novidade para mim, mas por outro lado as duas primeiras visitas foram diferentes, portanto esta também poderá ser. As circunstâncias da vida são diferentes e as pessoas que encontrar também vão ser, e isso muda muita coisa.
Dans nos obscurités, allume le feu qui ne s'éteint jamais.
02 agosto 2006
Desencontros de Verão
Though we've got to say goodbye, for the summer
Darling, I'll promise you this: I'll send you all my love
Ev'ry day in a letter, sealed with a kiss
Yes, it's gonna be a cold, lonely summer
But I'll fill the emptiness, I'll send you all my dreams
Ev'ry day in a letter, sealed with a kiss
(Bryan Hyland - Sealed with a kiss - 1962)
A época das férias é tempo de encontros e desencontros, de uniões e de separações. Se por um lado podem surgir novas amizades, por outro lado as antigas como que também entram de férias. Torna-se mais difícil reunir um grupo, porque este ou aquele já foram de viagem. Até as actividades regulares muitas vezes seguem aproximadamente o calendário escolar, mesmo quando já nenhum dos participantes anda na escola.
É excelente fazer uma viagem de férias com amigos, mas esta costuma ser uma pequena parte de toda a época de férias. No resto do tempo, é uma época de mais solidão. Mesmo quando temos bastante liberdade para programar as férias, isto não depende só de nós, pois nem todos os nossos amigos terão a mesma sorte.
A canção retrata uma situação semelhante, da separação de dois apaixonados para as férias. Curiosamente, a versão francesa desta canção retrata a situação oposta, do fim de um amor de Verão. Cada uma na sua época, aqui ficam a ilustrar os sentimentos contraditórios de Verão.