17 setembro 2006

 

Taizé (1) - A oração


(Tenho estado bastante ocupado, só agora consegui recomeçar a editar os artigos prometidos. Obrigado pela paciência)


(Rito da luz na igreja de Taizé - França - Agosto de 2001)

Alguém disse que " em Taizé reza-se sem esforço". Realmente, o estilo muito próprio da oração em Taizé, fortemente apoiado no canto, não exige um esforço de concentração muito grande. Basta deixarmo-nos tocar pela música e pelas palavras cantadas.

A oração apoiada em cânticos que repetem curtas frases baseadas nas Escrituras foi a forma encontrada para que grupos de pessoas de línguas muito diferentes pudessem rezar em conjunto. Esta necessidade surgiu há já dezenas de anos, quando jovens de todo o mundo começaram a visitar Taizé, em cada vez maior número.

No meio da oração surge um longo momento de silêncio. Este momento é mais exigente. Trata-se de ir mais além do que as palavras nos permitem, e abrir espaço para escutar interiormente. Não deixa de ser impressionante ver um grupo de milhares de pessoas manter o silêncio absoluto durante vários minutos.

Um momento particularmente belo acontece nas orações da noite de Sábado, em que se celebra o rito da luz: milhares de velas são acesas umas nas outras, a começar pelos que se encontram junto aos irmãos da comunidade, até toda a igreja estar cheia de luzes.

Comentários: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?